Logo
Quem somos
Já fizemos...
Doações
Projetos
- COMEL -

Noticias
Artigos
Documentos

Contato

ARTIGOS
Você encontra abaixo a lista dos artigos publicados pela ANSB sobre vários assuntos de socorro. Alguns tratam de socorrismo, outros de combate a incêndios. Outros ainda tratam da necessidade de serviços de socorro e da sua organização. Profissionais da emergência reconhecidos há vários anos, tendo dado aulas a bombeiros profissionais e voluntários de uma dezena da países, os membros da ANSB estão permanentemente acompanhando as mudanças e melhorias nessa área. Alguns dos artigos podem surpreender você. Boa leitura!
Análise dos serviços de socorro. - [2] Quantos acidentes há na minha cidade? [Análise]

Publicado dia 04/11/2020 (lido 3855 vezes)
Para calcular quantas acidentes há numa cidade, compare-a com aquelas dotadas de serviço de socorro eficaz. É uma simples regra de 3!
[Continuar lendo...]
John, Pierre, José e as unidades de medidas [Incêndio]

Publicado dia 04/11/2020 (lido 4139 vezes)
Por que John e Pierre são capazes, na frente de um incêndio, de calcular rapidamente o número de mangueiras, o tempo que vai levar para o tanque de água estar vazio e os esguichos que eles podem utilizar, e José não consegue fazer o mesmo?
[Continuar lendo...]
Análise dos serviços de socorro. - [1] Custo global [Análise]

Publicado dia 02/10/2020 (lido 2413 vezes)
Nesta série de artigos vamos tratar do funcionamento dos serviços de socorro no Brasil, sua ausência, seu custo, e sua localização geográfica. Neste primeiro artigo explicaremos a importância desta pesquisa. Queremos que você possa entender rapidamente que tudo está conectado e que, na situação atual, todos os esforços para aumentar a disponibilidade de socorro no Brasil são como empurrar um carro com pneus furados. Os esforços são enormes, mas não são rentáveis. Em vez de continuar a empurrar, vamos tentar descobrir o que se passa. E em seguida dar algumas soluções. O objetivo final desta série é propor uma solução que leve em conta todos os elementos e que permitirá, se aplicada, proteger 100% do território brasileiro e multiplicar por 3 o número de Bombeiros Militares, tudo isso sem aumentar os impostos. Pedimos que contribua, compartilhando esta série de artigos com seus amigos, colegas, familiares, membros de partidos políticos, etc...
[Continuar lendo...]
Escadas invertidas [Incêndio]

Publicado dia 29/09/2020 (lido 2481 vezes)
Você sabia que no Brasil, aparentemente devido a um erro de interpretação, as escadas prolongáveis com corda (chamadas também de escadas extensivas) estão montadas ao contrário? A descoberta foi feita pelos Sapadores-Bombeiros do ANSB, alguns anos atrás quando eles foram dar um curso e perceberam que sua documentação pedagógica descrevia o oposto do que a escada permitia fazer. Vamos analisar esta situação.
[Continuar lendo...]
Colar cervical invertido [Socorrismo]

Publicado dia 30/08/2020 (lido 2755 vezes)
Por que vemos profissionais colocando o colar cervical invertido?
Em vários vídeos, vemos pessoal da área de Saúde, socorristas, profissionais do SAMU, etc. colocar numa vítima o colar cervical na posição errada. Claro, na frente da telinha o internauta não resiste e comenta: "...uma incompetência assim, puxa vida, é um absurdo, é preciso ter melhor formação!" etc. etc.
[Continuar lendo...]

MANTENHA CONTATO
ANSB - Associação Nacional dos Sapadores-Bombeiros é uma entidade sem fins lucrativos, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) qualificada pelo Ministério da Justiça. CNPJ 16.628.420/0001-57
Endereço
FA 1 Conjunto N, Lote 22
Condomínio Mansões entre Lagos
CEP 73255-900
Brasília-DF
Brasil
Telefone
+55 (61) 3522-2870
+55 (61) 99812-2870
Contato
Siga-nos